terça-feira, 14 de junho de 2011

O QUE BUSCO NO GRUPO DE ORAÇÃO?

Lendo os evangelhos, percebemos que muitas pessoas se aproximavam de Jesus por motivos bem diferentes. Uns, viam naquele homem a possibilidade real de uma revolução política, numa Judéia dominada pelo Império Romano. Outros buscavam confrontar, questionar, provar que Jesus não passava de um charlatão, blasfemo, que reivindicava para si o título de Filho de Deus. Outros, ainda, queriam matar sua curiosidade a respeito de tudo o que falavam sobre ele: Serão verdade os milagres que atribuem a ele? Será de fato um mestre? Preciso ver com meus próprios olhos.
Outro grupo de pessoas buscava suprir suas necessidades. Ao saberem dos feitos de Jesus, uma multidão queria apenas os benefícios que provinham das curas e milagres que ele realizava. Certa vez, o próprio Cristo os exortou: “Em verdade, vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna”1.

Hoje em dia não é tão diferente. Muitas vezes, confundimos o objetivo do grupo. Vejamos alguns exemplos:
Aula de Teologia ou de moral
O grupo de oração não é uma reunião de estudos. O objetivo essencial não é a formação intelectual ou doutrinal, mas sim a mudança de vida por meio de uma experiência pessoal com Jesus e da ação do Espírito Santo. Isso não quer dizer que a instrução não seja importante, mas a Igreja dispõe dos espaços apropriados para isso;
Grupo de discussão
Muitas vezes, a gente tem uma dúvida e quer discuti-la no grupo. É momento de oração. É preciso entender isso para participar bem. Há outros momentos em que se pode tirar dúvidas, debater, contestar;
Sessão de Terapia
Às vezes, as pessoas vêm ao grupo de oração porque ouviram falar das curas e milagres que ali se realizam. E aí a motivação é muito mais a curiosidade do que propriamente encontrar-se com o Senhor que realiza tudo isso. No grupo de oração, não devemos nos centrar apenas nos problemas particulares, mas abrir o coração e nos unir aos irmãos num pedido único: Vinde, Espírito Santo.
Reunião Social
Outras vezes, caímos na tentação de fazer do grupo de oração uma reunião social. Lá encontramos os amigos, conversamos, planejamos o fim de semana. A oração vira apenas um apêndice desse encontro semanal. Quando isso acontece, começamos a participar do grupo por causa das pessoas agradáveis que encontramos lá ou por causa das oportunidades sociais que a reunião pode nos proporcionar. Aí, quando vêm as decepções, a casa construída sobre a areia desaba.
“Num círculo de oração, o essencial não é nem sequer falar do Senhor, mas sim escutar e falar com o Senhor. Isso é oração. Ao Senhor, agrada-lhe que falemos dele, mas lhe agrada ainda mais que falemos com Ele e, sobretudo, que o escutemos e ponhamos em prática a sua vontade”.2
Ao ir ao seu grupo de oração, lembre sempre que, como o próprio nome diz, lá é lugar de oração, de falar e ouvir a Deus. Abra seu coração, busque uma experiência pessoal com Jesus, e tudo mais virá em acréscimo. O Senhor conhece nossas necessidades e quer, mais do que nós mesmos, que encontremos a verdadeira felicidade.
publicado em GRUPO DE ORAÇÃO CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário